20 Easter Eggs em Black Mirror: Bandersnatch

Black Mirror: Bandersnatch é o filme interativo da série Black Mirror que estreiou semana passada na Netflix. Dedicado aos fãs da série o filme traz conexões com temporadas anteriores e referência a vários episódios. Nem precisamos dizer que se você ainda não assistiu, por favor pare por aqui se não quiser encontrar spoilers!!

Confira na lista abaixo 20 easter eggs escondidos no filme:

1 – Bandersnatch o jogo
Bandersnatch é inspirado em um jogo real dos anos 80. A empresa Imagine Software, com sede em Liverpool, planejava lançar o jogo, mas fechou em julho de 1984 depois de problemas financeiros – um fato curioso é que essa é a mesma data que aparece na cena de abertura do filme. Um documentário da BBC sobre a Imagine Software (via The Guardian ) traz mais detalhes sobre a história da empresa e do jogo.

O nome também é familiar, ele apareceu na 3ª temporada no episódio “Playtest”, o jogo Bandersnatch está listado na parte inferior da revista de videogame interativa Edge , embora você tenha que fazer uma pausa no momento certo para poder perceber.

2 – Tuckersoft
O nome da empresa de videogames é muito semelhante ao nome de outra grande empresa de tecnologia na série: TCKR. Essa empresa foi mencionada pela primeira vez em “Playtest” na capa da revista Edge. Ele também aparece no nome dos servidores no final de “San Junipero” e é também o nome do bar aonde Kelly e Yorkie se conhecem. Em “Metalhead”, o TCKR é visto nas vans que estão fora da fábrica. Em “Black Museum”, a TCKR é a empresa que realiza pesquisas e experiências dentro do hospital onde Rolo Haynes trabalha.

3 – Saint Juniper’s Medical Practice
Em “Black Museum” há um hospital chamado Saint Juniper. A psiquiatra de Stefan trabalha em um centro médico que também é chamado de Saint Juniper. Será que essas poderiam ser referências a “San Junipero”?

4 – Dr. R. Haynes
O nome da psiquiatra de Stefan é R. Haynes, possivelmente ela seria da mesma família que Rolo Haynes.

5 – Metl Hedd o Jogo
A inspiração de Colin para seu último jogo foi o episódio “Metalhead” da temporada 4 da série. Ao longo do filme podemos ver vários cartazes do jogo.

Numa cena é mostrada a tela do jogo onde podemos ver uma pessoa correndo de um cão robô.

6 – Nohzdyve
O novo jogo no qual Colin Poulter está trabalhando se chama Nohzdyve. Essa é uma referência ao episódio da terceira temporada “Nosedive”, em que Lacey, vive em um mundo onde as classificações de mídias sociais determinam o status socioeconômico.

7 – White Bear
Um dos episódios mais perturbadores de Black Mirror é o “Urso Branco” da segunda temporada, e ele tem suas impressões digitais por todo o filme. O sinistro símbolo “White Bear” de três pontas – que já apareceu em vários episódios anteriores de Black Mirror – é visto repetidas vezes por Stefan. É o mesmo símbolo que Jerome F. Davies, autor de Bandersnatch, pintou nas paredes em sangue depois de matar sua esposa, é uma das opções para escolher quando Stefan pede ao espectador para se identificar e continua a assombrar Stefan nos finais alternativos em que aparece na prisão.

Há outra referência a esse episódio: uma das folhas de papel presas ao mural de Stefan em seu quarto é uma resenha de um jogo chamado Urso Branco. É difícil entender o artigo inteiro, mas a primeira linha da resenha diz: “O White Bear é um novíssimo e revolucionário jogo interativo no estilo escolha sua própria aventura da Tuckersoft”.

Também é possível ver a capa do jogo Urso Branco algumas vezes, uma vez na vitrine da livraria WHSmith e na contracapa de uma revista que Colin está lendo. (Essa revista, Crash , é na verdade uma publicação do ZX Spectrum dos anos 80 e 90).

8. Valdack’s Revenge Game
Você se lembra do vilão do espaço que luta contra o Capitão Robert Daly em “USS Callister”? Valdack, tem seu próprio videogame no mundo de Bandersnatch. Você pode ver brevemente o cartaz do jogo na parede do quarto de Stefan.

9. UKN News
No final de Bandersnatch, uma transmissão da UKN News mostra uma repórter falando sobre Stefan e o destino de seu jogo. Essa é a mesma estação de notícias que foi apresentada em todo Black Mirror desde o primeiro episódio. No rodapé da tela podemos ver algumas notícias um tanto curiosas que tem relação com episódios anteriores. Michael Callow, o ex-primeiro-ministro – aquele que fez algumas coisas desagradáveis com um porco – agora é o vencedor do Celebrity Bake Off, um episódio de televisão falsa. A Ganular, empresa por trás das abelhas robóticas em “Hated in the Nation”, está prestes a revelar seus novos drones, o que significa que este noticiário deve ocorrer antes desse episódio na linha do tempo de Black Mirror .

Um artigo antigo sobre Stefan do The Sun inclui notícias sobre um aplicativo de namoro descrito como uma “máquina de amor” – provavelmente uma versão inicial do aplicativo Coach de “Hang the DJ”. Há também notícias sobre a última temporada de Space Fleet, o show de ficção científica que Plemons Daly é obcecado em “USS Callister”, bem como uma nova temporada de Hot Shots , o reality show de competição de “Fifteen Million Merits”.

A próxima notícia faz referência a Space Fleet mais uma vez, além de mencionar que a polícia está começando a testar um novo dispositivo de recordação de memória. O que soa muito como o Recaller de “Crocodile”.

A última manchete faz referência a um novo episódio que está por vir. (Alerta de spoiler: se você preferir ficar totalmente surpreso e evitar vazamentos de Black Mirror , pule para o próximo Easter Egg.) A manchete diz: “O comitê do Senado reúne o presidente-executivo da Smithereen, Billy Bauer, pelos bots russos.” Espere quem? Em Black Mirror nunca foi mencionado um personagem chamado Billy Bauer ou qualquer coisa relacionada a bots russos. Com base em um vazamento, esta é provavelmente uma dica do que está por vir na quinta temporada. Há algumas semanas, a conta do Twitter do escritório de comunicações do condado de Kent, no Reino Unido, twittou que o episódio da quinta temporada, intitulado “Smithereens”, foi filmado em uma cidade próxima. O tweet foi rapidamente apagado, mas não antes de se espalhar pelo Reddit. Ainda não se sabe quando a 5ª temporada de Black Mirror vai chegar a Netflix, mas esteja preparado para alguns bots russos.

10. O Site Secreto
Como os mais dedicados e pacientes fãs de Black Mirror aprenderam, há uma infinidade de finais diferentes em Bandersnatch . Um deles tem um Easter Egg dentro de um Easter Egg … que leva a ainda mais Easter Eggs. Se você tiver sorte o suficiente para chegar ao final alternativo onde os créditos Bandersnatch rolam e continuar rolando sem uma sugestão pop-up para o que assistir a seguir, espere até o final. Uma cena de pós-créditos toca onde Stefan está andando de ônibus. Depois que ele coloca a fita ZX Spectrum de Bandersnatch em seu toca-fitas, os sons discados da fita passam pela trilha sonora. Apenas um monte de barulho sem sentido, certo? Não! Algumas pessoas gravaram o aúdio, colocoram em um emulador e saiu um código QR. Esse código leva a um site secreto para a Tuckersoft, que, é claro, está repleto de Easter Eggs.

11. Site do Jogo de Bandersnatch
O site da Tuckersoft vai levar a várias páginas para cada um dos jogos da empresa, e todos eles fazem referência a episódios de Black Mirror . Há uma página web para o Bandersnatch de Stefan, que está cheio de símbolos do Urso Branco.

12. Jogue Nohzdyve de verdade
Há também uma página na Web para Nohzdyve, onde você pode realmente baixar o jogo de Colin e jogá-lo.

Você precisará de um emulador ZX Spectrum para rodar o jogo, então boa sorte! Um fã já compartilhou um vídeo de como é o jogo real.

13. Metl Hedd Website
Há uma página web para o jogo Metl Hedd de Colin , uma nota na parte inferior revela que o jogo é “baseado em fatos reais”. (Esse texto é direcionado para a página inicial de Black Mirror no site da Netflix para que você possa assistir ao episódio “Metalhead”.)

Na parte inferior da página, há também um anúncio do sistema de classificação de mídia social do episódio “Nosedive”. Clique nele e você poderá usar o aplicativo de mídia social da Reputelligent para ver qual é a sua classificação.

14. Roachbusters Website
No jogo da Tuckersoft Roachbusters, o jogador é encarregado de proteger “o bem-estar da humanidade” matando as baratas. Soa muito parecido com o programa MASS no “Men Against Fire” da 3ª temporada.

15. Terror no site do jogo Rannoch B
Conheça o jogo mais perturbador da Tuckersoft: onde você mata crianças! A capa do jogo Terror on Rannoch B mostra uma criança gritando com um rosto meio alienígena dentro do alcance do rifle de um sniper. Confuso? Esta é uma referência a Ian Rannoch (Nick Ofield), o noivo de Victoria Skillane, que sequestrou e matou uma menina em “White Bear”. Rannoch e seus “assassinatos de crianças” também são mencionados em “Hated in the Nation”. (No entanto, parece que alguém da Netflix errou na descrição da página do jogo.)

Dê uma olhada na parte inferior da página e você verá um anúncio para o Coach. Clique nele e você pode jogar o mesmo aplicativo de namoro de “Pendure o DJ” para descobrir quanto tempo você ficará com seu parceiro. 

16. Rolling Road Website
Rolling Road é uma pequena homenagem ao jogo de ciclismo jogado em “Fifteen Million Merits”.

17. Jogo do Porco
“Quem teria pensado que um passeio pelo campo seria tão divertido”, diz a descrição do jogo Pig in a Poke da Tuckersoft . Claro, muito divertido se você é um primeiro-ministro que decide fazer sexo com um porco na televisão nacional! Este é um pequeno empurrão divertido em Michael Callow de “The National Anthem”.

18. Valdack’s Revenge Game Website
No jogo Valdack’s Revenge você luta contra Valdack ao lado do Capitão Daly, Walton, Cole, Packer e toda a tripulação da Callister. Outro jogo inspirado em fatos reais.

19. Site do Jogo do Urso Branco
O jogo Urso Branco brevemente visto em Bandersnatch também recebe sua própria página da web, agora com a capa do jogo mais de perto.

20. Tuckersoft 1984 Anúncio
Um antigo anúncio de postagem de emprego de 1984 mostra o diretor executivo da Tuckersoft, Mohan Thakur. Clique no anúncio e você será direcionado para trabalhos de engenharia na Netflix.

Publicado originalmente em TV Guide.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s